Siga-nos

Ômega-3 pode ajudar a aliviar os sintomas da asma, segundo estudo

Pesquisa norte-americana mostra que o maior consumo desse ácido graxo diminuiu os sintomas em crianças, enquanto o de ômega-6 piorou.

Os ácidos graxos ômega-3 presentes nos alimentos podem ajudar a reduzir os sintomas da asma infantil, enquanto as gorduras ômega-6 podem agravá-los, segundo um estudo da Universidade de Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, publicado na American Journal of Respiratory e Critical Care Medicine.

Os alimentos ricos em ômega-3 são os peixes marinhos, como sardinha, salmão, atum, anchova e arenque, segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde. Já os óleos de milho e outros óleos vegetais são fontes de ômega-6.

A pesquisa analisou 135 crianças asmáticas, entre 5 e 12 anos, que moravam no centro de Baltimore. Elas passaram por avaliações no início do estudo, após três meses e após seis meses em relação à dieta, sintomas de asma e uso de medicamentos para o problema. A cada avaliação, eram realizadas coletas de sangue para exames.

Os pesquisadores colocaram dispositivos na casa de cada um dos participantes para medir o nível de poluentes no ar.

Ao final do período, o estudo constatou que o aumento da ingestão de ômega-6 estava associado a maior gravidade de asma, piora dos efeitos da poluição nos sintomas da doença e aumento dos níveis sanguíneos de neutrófilos, glóbulo branco relacionado à inflamação.

Já crianças com maior ingestão de ômega-3 apresentaram reações sintomáticas mais leves à poluição interna e menores níveis de neutrófilos no sangue.

 

Intensa Saúde

Tire suas dúvidas

Olá, bem vindo ao site. Clique no botão abaixo para conversar comigo pelo WhatsApp.

Ao continuar, você concorda com as Condições de Uso e com a Política de Privacidade da Intensa Saúde